Projetos

No momento existem alguns projetos em que a equipe de monitoria ambiental do parque tem atuado. A maioria deles está em fase de elaboração e ajustes, com resultados preliminares a partir de campos piloto para avaliação da viabilidade. Também existem parcerias em andamento, a fim de consolidar o monitoramento dos diferentes projetos.

Abaixo os projetos que no momento foram considerados oportunos desenvolver no parque:

– Atropelamento de Fauna

Esse projeto envolve a questão do impacto que os turistas ao visitarem o parque causam através do atropelamento de fauna. As espécies geralmente atropeladas são da classe dos répteis (serpentes e lagartos). Ainda são desconhecidos, porém, detalhes que permitam estabelecer um número limite de visitantes por dia no parque, o que o projeto prevê estabelecer. Esse projeto está em fase de elaboração, sendo construído em parceria com a DUC-SEMA e o NERF-UFRGS.

caninana_PET

Caninana atropelada na Estrada do Salto do Yucumã. Foto: D. Meller.

– Conhecendo as onças do Turvo

O projeto prevê identificar pelo padrão de pintas da pelagem os diferentes indivíduos de onça-pintada que ocorrem na área do parque. A amostragem será feita através de armadilhas fotográficas (cameras trap). No momento temos disponíveis oito câmeras a serem instaladas em estações que serão definidas no desenho amostral do monitoramento. Também temos uma câmera disponível para ser instalada em locais onde houver vestígios da onça-pintada (como fezes e pegadas recentes). Esta última câmera já filmou um indivíduo de onça-pintada, tratando-se de um macho adulto, que em algum momento será batizado pelo monitoramento (veja vídeo abaixo).


O projeto já foi aprovado pela SEMA, que custeou os recursos para aquisição do material (cameras trap, pilhas recarregáveis, carregadores, cartões de memória e caixas de segurança) . Também é previsto um trabalho de entrevistas com os moradores lindeiros ao parque, tanto para conhecimento sobre a possível ocorrência e comportamento da onça no local, como para informar e sensibilizar sobre a importância de sua conservação. No momento não existem parceiros consolidados, porém é de interesse do parque estabelecer essa parceria, especialmente com instituições argentinas (Red Yaguareté e Projecto Yaguareté) que atuam com a espécie no Corredor Verde de Misiones. Para levantamento das propriedades do entorno, a EMATER-Derrubadas está nos auxiliando. O desenho amostral está sendo elaborado pela equipe de monitoria, com o apoio da DUC-SEMA e a colaboração de pesquisadores, como o professor Carlos Benhur Kasper, da Unipampa de São Gabriel.


– Bromélia-do-yucumã

Esse é mais um projeto em fase de elaboração. Já conhecemos ao menos a touceira principal e outra menor associada, as quais são mencionadas em certos trabalhos, mas desconhecemos se além destas existem outras touceiras no lado brasileiro. Também há uma certa imprecisão taxonômica envolvendo a espécie que ocorre no Salto do Yucumã. Segundo alguns pesquisadores do gênero Dyckia, que estão nos auxiliando nesse projeto, é provável que essa espécie seja endêmica do local, o que justificaria ainda mais o seu monitoramento. Além disso, alguma estratégia de conservação seria de grande importância, ainda mais que existem suspeitas da espécie estar em declínio devido aos efeitos da variação no regime do rio provocada pelas hidrelétricas.

13718032_1012460165537839_425016989_o

Touceira de bromélia (Dyckia sp.) nos lajedos do Salto. Foto: Viviane Klein.

– O Turvo nas escolas

Esse é um projeto de educação ambiental que prevê a visita às diferentes escolas dos municípios de Derrubadas, Barra do Guarita e Esperança do Sul. O projeto está em andamento, e além de já termos o cadastro de todas as escolas, algumas já foram contatadas e mesmo visitadas, onde aplicamos a apresentação “Um olhar pelo Parque Estadual do Turvo”, que aborda diferentes aspectos relacionados ao conhecimento, consciência e conservação do meio ambiente da região. A princípio, em 2016 esse projeto prevê ao menos uma visita a cada escola para aplicação da apresentação, com a perspectiva de em anos subsequentes novas atividades serem incorporadas.

13575754_742718135831800_5875886891755089352_o

Palestra para alunos de escola no interior de Derrubadas. Foto: Viviane Klein.

______________
Páginas relacionadas:
Estágios Curriculares
Monitoria

Anúncios