Educação Ambiental

Segundo a Lei do SNUC, as Unidades de Conservação são divididas em duas categorias: de Proteção Integral e de Uso Sustentável. O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral – onde a categoria parque se insere – é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei. Podem ser realizadas práticas de educação ambiental e pesquisa científica, além da promoção do uso público regrado.

Uma vez que como parque o Turvo se insere na categoria de Proteção Integral, entre seus objetivos listam as seguintes especificidades de educação ambiental, tanto em relação aos visitantes, como à comunidade local:

  • Promover a conscientização sobre a importância e benefícios da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, criando oportunidades para o desenvolvimento de atividades interpretativas, com ênfase na riqueza, estrutura, funcionamento e valores potenciais da floresta Estacional Decidual e do rio Uruguai.
  • Promover o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na comunidade local, criando oportunidades para o desenvolvimento do turismo ecologicamente sustentável no Parque e arredores e colaborando na promoção da recuperação e melhoramento das áreas agrícolas e urbanas, com ênfase na zona de amortecimento.
  • Colaborar na promoção da recuperação e melhoramento de áreas da zona de amortecimento do Parque.

_______________
Tópicos relacionados:
Atividades educacionais
Como trazer sua turma?

Confira algumas fotos

Anúncios